Bem Vindo

A Pousada Asa Branca

Espaço privilegiado no maior arquipelago fluvial do Planeta!
.......

GASTRONOMIA

A gastronomia na Ilha de Marajó tem características próprias quando se fala em pratos regionais. E como no artesanato, algumas dessas "receitas" vêm da principal atividade econômica da ilha: o búfalo. O "marketing" se inicia por conta de sua carne possuir menos colesterol do que a bovina.

O prato mais conhecido chama-se Filé à Marajoara e lembra um pouco o Filé a Parmegiana, pois vem com queijo de búfala derretido por cima dos medalhões, além de acompanhar batata frita e arroz. Fugindo da tradição, há Filés à Marajoara regados com molhos também. Geralmente são de uma fruta (cupuaçu, goiaba, ou manga rosa) com extrato de tomate.

Outra receita que vem da carne do búfalo é o Frito do Vaqueiro. Bastante comum, o prato leva a Pá (parte dianteira do animal). A carne é cortada em quadrados, deve ser gorda e ter bastante sal. É comum ser cozida no fogão de lenha em grandes quantidades. O prato é gorduroso e deve ser pedido com antecedência aos restaurantes da região. Como a carne-seca, fica fora da geladeira.

Outro prato regional e um tanto exótico é o Caldo de Turu. Trata-se de uma sopa desse molusco, da família da ostra. O interessante é a forma como ele é retirado da natureza, pois o turu cresce dentro da madeira morta que fica na beira da praia, ao contrário da ostra, que fica dentro de uma concha. Lembra uma pequena cobra que pode atingir até 40 cm. O pescador de Turu tem que cortar o tronco para a retirada do molusco.

Há alguns restaurantes típicos, principalmente em Soure. No entanto, os melhores estabelecimentos na região ficam nos hotéis. Há ainda diversos quiosques nas praias que servem caranguejo, peixe e, às vezes, Caldo de Turu.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário